Ícone do site Blog de Casamento para Noivas | Aceito Sim

A importância do RSVP para festa de casamento

A importância do RSVP no casamento

A importância do RSVP para festa de casamento

Noivos e convidados, vocês sabem a importância do RSVP para a festa de casamento?

A sigla RSVP vem do francês “Repondéz s’il vous plait” que significa: responda, por favor. Ou seja, é uma forma educada de solicitar a confirmação de presença dos convidados, de modo que os noivos possam se preparar para oferecer uma experiência única em sua festa.

Mesmo sendo um pedido simples, a maioria dos convidados o ignora por acreditarem que não interfere no planejamento do casal. Genteeeee, isso causa um verdadeiro problema para os noivos por dois motivos:

1) Eles acabam no prejuízo por não saberem a quantidade exata de pessoas que pretendem ir à festa.

2) Pode acontecer de ir um número maior do que o planejado e faltar lugar para todos os convidados. Já pensou que desastre?!

E para evitar esses problemas, vamos lembrar qual é a importância do RSVP para festa de casamento:

Por que é importante responder o RSVP?

Você lembra qual é a primeira coisa a fazer no planejamento da festa? É a lista de convidados!

Os itens mais importantes do casamento como espaço, buffet, mobiliário, doces e lembrancinhas são definidos de acordo com esse número de pessoas (contando crianças também).

E definir essa lista é uma loucura! A quantidade nunca é o bastante para convidar todos os amigos queridos e sempre tem alguém que fica de fora.

Agora, imagine: os noivos deixaram de convidar pessoas importantes para eles também para compartilhar essa alegria com você. Entre tantas pessoas, você foi o escolhido! O mínimo que pode fazer é informá-los se podem contar com sua presença. E caso não possam, avise para que os noivos deem a oportunidade a outra pessoa especial.

Os noivos estão contando com você. Caso não possa ir à festa, avise o quanto antes. Eles agradecem!

A importância do RSVP no casamento | Foto: Danilo Siqueira

Quando os convidados avisam que não poderão participar, os noivos conseguem convidar alguém que ficou de fora da lista e evitam ficar no prejuízo.

Já pensou se mais pessoas além de você faltarem sem avisar? Se os noivos pagaram por 200 convidados e apenas 180 aparecerem, o espaço não devolverá o dinheiro dos convidados que faltaram, afinal, a culpa não foi deles!

Dica para os noivos: lembre-se que quanto maior a quantidade de convidados, maior o número de “faltosos”, ou seja, convide sempre de 10% a 20% a mais (de acordo com a lista de convidados).

Exemplos: 100 convidados = 10 pessoas a mais; 300 convidados = 30 a +.

Apesar de ser uma média segura, é imprescindível realizar o RSVP também para não correr o risco da lista de convidados passar do programado.

A importância do RSVP no casamento | Foto: Alex Bernardo

Grande parte dos espaços e buffets cobram uma taxa pela quantidade de convidados que forem a mais do que o contratado (muitos cobram até mais caro do que o valor real). E quem paga por isso no final da festa são os noivos.

Faça as contas: se o buffet cobrar R$ 180,00 por convidados que passarem da lista (os extras), e aparecerem 10 pessoas que não estavam programadas, os noivos deverão pagar R$ 1.800,00 ao buffet. Sem falar no espaço e outros fornecedores que podem cobrar por fora também!

Dica para os convidados: Não, não e não. Não leve pessoas que não foram convidadas para o casamento, isso prejudica casal (e muito). É ruim financeiramente e constrange.

Além disso, se o buffet e o espaço não estiverem preparados para receber uma quantidade maior de convidados, a comida, doces e bebidas podem faltar. E se não houver mobiliário suficiente, os convidados não terão onde sentar… será um desastre! Nessas horas, o problema fica para a assessoria e na hora H, é complicado resolver.

Por isso, seja sincero com os noivos. Se você pretende ir, avise logo. Faça sua parte e não leve ninguém a mais.

Resumindo: quando você confirma ou explica porque não poderá participar do casamento, os noivos conseguem se organizar para ter uma festa tranquila, de qualidade e livre de preocupações!

A importância do RSVP para festa de casamento | Foto: Gabriela Quintália

[Guia prático] como responder o RSVP?

Depende do que os noivos especificam no convite de casamento. Geralmente você encontra essa informação no rodapé do convite ou no mini card. Pode ser por e-mail, no site de casamento ou no whatsapp (alguns noivos acham mais prático).

Responda sempre pelo meio que os noivos pediram, ok? Apenas se quiser aprofundar a justificativa por não ir é que pode fazer o RSVP no whatsapp. Em sites de casamento, por exemplo, os noivos recebem a sua resposta instantaneamente, então não precisa se preocupar.

Seja objetivo, não precisa mandar um textão. O “confirmo minha presença” é muito bem-vindo!

Dica para os noivos: faça uma planilha com o nome de todos os convidados e anote ao lado de cada, conforme as confirmações forem chegando. A organização é a sua maior amiga nesse momento!

E se os convidados não responderem?

Então você precisa fazer o RSVP ativo. Nele, os próprios noivos ou a assessoria ligam e mandam e-mails solicitando a confirmação de presença dos convidados.

Eu recomendo que a assessoria faça isso. Além de dar muito trabalho para os noivos, os convidados podem ficar constrangidos de informar que não comparecerão ao casamento. É mais fácil serem sinceros com os desconhecidos do que com os noivos, vai por mim…

Faça isso um mês antes da festa; é o tempo perfeito!

A importância do RSVP na festa de casamento | assessora Vivi Gomes

Portanto, se você acabou de receber um convite de casamento dizendo: “RSVP até tal dia”, siga as instruções dos noivos e confirme sua presença o quanto antes!

Sair da versão mobile