Ícone do site Blog de Casamento para Noivas | Aceito Sim

Ansiedade no casamento: como lidar com o estresse da organização do grande dia?

Ansiedade no casamento

Ansiedade no casamento: como lidar com o estresse da organização do grande dia?

Você está sofrendo com a ansiedade no casamento?

Nem preciso ouvir sua reposta para saber que sim; a maioria está.

É normal ficar pensando no casório, imaginando como será o resultado, preocupada com a reação dos convidados, com os fornecedores… ou seja, ansiosa para ver se tudo será conforme o planejado.

O problema é tornar isso o centro do universo. Não conseguir fazer nada além de pensar no grande dia, perder fome (ou comer mais, dependendo do organismo da noiva), viver uma “pilha de nervos” e até deixar isso interferir no seu relacionamento com o noivo.

E para acalmar seu coração nesse período cheio de emoções, escrevi algumas dicas para controlar a ansiedade no casamento. E sim, é para ler tópico por tópico, sem pular nenhuma linha:

 

Peça ajuda para se organizar

Não faça a organização do casamento sozinha. É estressante demais!

Imagine: trabalhar + organizar o casamento + decorar a casa + planejar a lua de mel… só de pensar já da para enlouquecer qualquer uma.

Contrate uma assessora para resolver os problemas e dê apenas o aval das decisões. Fica beeeem mais tranquilo. Ela consegue organizar sua agenda, passar as informações de cada fornecedor no tempo certo e garantir que seu sonho torne realidade.

Assessora ajuda com a ansiedade no casamento | Assessora Natasha Bleier

Acesse o guia de fornecedores para conferir minhas sugestões de assessoras.

Mesmo com o suporte da assessoria, partilhe as atividades com o noivo. Enquanto um cuida da decoração outro resolve as lembrancinhas… e por aí vai!

Cuidado ao passar responsabilidades às madrinhas, isso pode te deixar mais ansiosa ainda. Peça ajuda apenas para quem você confia 100%, e que sejam bem próximas. Mesmo assim, não saia distribuindo tarefas para várias pessoas. Quanto mais gente se intrometendo na sua festa, mais nervosa você fica.

 

Procure indicações de fornecedores

90% do estresse de casamento é causado por fornecedores. Não pelo resultado, mas pela incerteza de saber se o serviço é realmente bom. Se o resultado será conforme esperado. Se entregarão no horário certo. Se isso. Se aquilo…. deu para sentir o tamanho da preocupação?

A única forma de evitar esses pensamentos é procurando indicações de fornecedores. Por isso, procure casamentos reais – além dos apresentados pela empresa – e verifique como são os resultados deles.

Contrate fornecedores que transmitam confiança. Se você ficar com uma “pulga atrás da orelha” sequer, não feche contrato! Já é uma preocupação a menos.

 

Converse com alguém que te entenda

Você tem uma amiga que casou há pouco tempo? Então roube um tempinho dela para conversar sobre seus medos e dividir seus sentimentos. Só quem já passou por isso te entende e consegue passar segurança para você.

Eu tenho um grupo do noivas no whatsapp em que compartilhamos diversas experiências. Ajuda bastante!

Ver que outra pessoa conseguiu passar pela mesma situação estressante reforça sua autoestima. Você fica mais forte para enfrentar os problemas. Faz pensar: “se ela conseguiu, eu também consigo!”.

Abra seu coração! ficar guardando o que está sentindo dobra o tamanho do problema.

Ansiedade no casamento converse! | Foto: Anna Quast e Ricky Arruda

 

Determine um tempo para planejar o casamento

Primeiro de tudo: faça uma agenda e determine quanto tempo por dia você irá atrás dos problemas do casório.

Ficar frenética (24h) no Pinterest e no instagram em busca de inspirações, é de enlouquecer qualquer uma (acredite, disso eu entendo muito bem). Cada hora aparece uma inspiração diferente, uma tendência nova… e se você já tiver escolhido um detalhe, vai ficar em dúvida se realmente fez a escolha certa.

Resultado? Você não consegue parar de pensar nisso. A ideia fica martelando na sua cabeça até você tomar uma decisão (e pode ser que você se arrependa dela).

Então reserve um tempinho por dia apenas para resolver o que precisa. Se você já escolheu a decoração, não tem motivo para salvar inspiração de decorações que não são parecidas com a que você já definiu. Tenha foco e confiança nas suas escolhas.

 

Dedique um tempo para o casal

A psicoterapeuta Luciene Aprelini Godoi, falou um pouco sobre o estresse acumulado do casal. “É muito comum os casais se “desentenderem” meses / dias antes do casamento… São muitos detalhes para resolver, e a ansiedade nesse período, toma conta de todos os pensamentos, ou seja, você não consegue viver o presente, pois está preocupado com “O grande dia”. Muitas vezes, as brigas são constantes e em alguns casos os noivos se questionam “Será que é isso mesmo que eu quero?“, diz.

E a solução para quando esta dúvida surgir é: reserve o tempo para o casal.

Nessa hora acredito que o melhor a fazer é parar e recordar o que fez com que você escolhesse essa pessoa para dividir a sua vida, pois geralmente pensamos em tudo, mas esquecemos do mais importante, o AMOR. É aconselhável que os noivos saiam um pouco do “mundo do casamento” e se comprometam a fazer passeios diferentes uma vez por semana (evitando ao máximo falar sobre o assunto), ou mesmo sair com os amigos,  fazer uma atividade física, e, em casos mais agudos, terapia individual ou de casal, pois ajudará no “reconhecimento” dos motivos pelos quais as brigas estão acontecendo, e quando você identifica os fatores que estão atrapalhando a relação, fica mais fácil evitar os problemas.”, indica Luciene.

Relaxem. Esse é o momento de vocês e será perfeito de qualquer forma, não há por que entrar em “colapso” antes de casar.

Ansiedade no casamento

Veja dicas de como organizar um jantar romântico à dois!

 

Pensamentos positivos

Pensamentos negativos só atraem coisas negativas, não é Fake News. Se você pensar que tudo dará errado o tempo todo, mesmo que nada de mais aconteça, para você vai acabar acontecendo. Algo pequeno acabará se tornando um problemão!

Então tenha pensamentos positivos o tempo todo. Seja confiante. Diga a si mesma todos os dias que você é linda, que a festa será um sucesso e que os convidados vão amar. E, mesmo se não amarem, o importante é que você foi feliz e realizou seu sonho.

Toda vez que achar que alguma coisa está prestes a desandar, respire fundo. Inspire, respire. Mantenha a calma. E diga que esse é o seu dia e nada será capaz de estragá-lo.

 

Faça atividades físicas

Qualquer atividade física que ajude a liberar o estresse acumulado da semana está valendo. Até dar voltinhas no quarteirão com o noivo ou fazer uma série de exercícios em casa.

Se você não está acostumada com exercícios, não saia correndo logo no primeiro dia! Comece com uma caminhada tranquila e aumente o passo conforme os dias forem passando.

Além de ajudar a saúde, será um momento perfeito para aliviar o estresse e fazer você se sentir aliviada.

 

Tenha uma alimentação saudável

A ansiedade acaba afetando diretamente a alimentação das noivas. E isso não pode acontecer!

Enquanto umas perdem a fome, outras descontam a ansiedade na comida, achando que estão constantemente famintas, quando na verdade é apenas uma fome emocional, desencadeada por sentimentos ruins.

Para evitar as “bugigangas” o dia inteiro, compre alimentos saudáveis para comer de duas em duas horas. Frutas, pão integral, torradas, saladas… é claro, coma um pouco por vez. Quando falo para comer uma fruta, é uma e não três bananas a cada duas horas.

Coma devagarinho, corte em vários pedacinhos para parecer que foi uma quantidade maior e respire fundo para não exagerar.

Você até pode comer um chocolate para acalmar o coração (ninguém é de ferro, né?) mas separe um momento do dia para comer. Exemplo: depois do almoço.

Ansiedade no casamento

Se uma coisa não aconteceu conforme você queria, não é motivo para achar que a festa será um desastre. Tudo bem, o docinho que deveria ser brigadeiro, veio com morango (que não era o que você queria) mas isso não é motivo para achar que todos os convidados vão odiar.

Problemas acontecem durante a festa. Nenhuma é perfeita, mas se você agir como se cada detalhe fosse algo insubstituível, não curte nada.

Aproveite seu momento!

“Todo esse processo é muito comum, então, não se preocupe, apenas tenha em mente, que tudo isso é para ser prazeroso, muitas vezes a realização de um sonho e não um problema”. O amor deve estar acima de tudo!“, diz Luciene.

 

Você é noiva e tem mais um truque na manga para acalmar o coração? Então comente o que você faz para relaxar!

Para não errar nas escolhas, veja uma lista dos 15 maiores arrependimentos das noivas para evitar no seu!

 

Psicoterapeuta
Luciene Aprelini Godoi – Psicoterapeuta
Tel (011) 985939959
Email: Luciene.aprelini@terra.com.br

Sair da versão mobile