Ícone do site Blog de Casamento para Noivas | Aceito Sim

Bolo com champanhe: casamento simples, porém elegante.

Bolo com champanhe: casamento simples, porém elegante.

Apesar de simples e rápida, a recepção estilo bolo com champanhe pode ser muito elegante e agradável para os convidados. Eu acho que pode ser um charme!

É a opção ideal para quem vai casar no civil e não quer deixar o momento em branco, ou para casais que possuem baixo orçamento porque estão investindo mais na lua de mel e no “lar doce lar”.

Mas não se preocupe com o fato de ser uma comemoração básica, isso não significa que você abrirá mão dos seus sonhos. Fazer apenas o brinde de casamento também é uma forma de se realizar celebração do casamento, como você verá aqui hoje:

Como funciona o casamento bolo com champanhe?

Lembra do micro wedding? Uma festa entre 10 a 50 convidados, com decoração minimalista (extremamente charmosa) e aquele clima intimista que os convidados amam? Então, o brinde de bolo com champanhe é a mesma coisa. A diferença está apenas na duração da festa e no cardápio.

Após a cerimônia de casamento (sim, pode fazer a cerimônia normal na igreja ou no próprio salão da festa com madrinhas, daminhas e etc) você serve apenas champagne, doces e bolos, no estilo coquetel. Os salgados geralmente não são servidos, mas você pode adicionar se preferir.

Bolo com champanhe

Casamento estilo bolo com champanhe | foto: Rodrigo Cypriano

Não tem mesas para sentar (apenas algumas de apoio pelo espaço) e tudo é servido de forma facilitada para comer com as mãos.

É uma recepção rápida, não passa de duas horas (os casamentos tradicionais duram, em média, seis). Contudo, são bem aconchegantes e proveitosas para os noivos, pois, como eles não têm tantas responsabilidades quanto um casamento tradicional, há mais tempo para conversar e se divertir junto aos convidados.

Por ser pouco tempo de festa, também não há como organizar uma balada. Uma opção é ter música ao vivo durante a recepção, mas nada muito agitado. Apenas músicas suaves para curtir o momento. Tenho algumas sugestões no guia de fornecedores, caso queira conferir.

Pode jogar o buquê no final da festa?

Claro. Se esse é o seu sonho, jogue!

Onde realizar?

Pode ser:

  • Salão da igreja (muitas disponibilizam um espaço especialmente para isso).
  • Em casa.
  • Salões pequenos e agradáveis.

O importante é que o espaço não seja muito grande. Tente visualizar um salão enorme para receber apenas 20/30 convidados… Parece que muitos faltaram, não acha? Todos ficarão muito afastados, além de ser um gasto desnecessário para você. Prefira locais pequenos, que aproxime os convidados.

Bolo com champagne | Foto: Vini Brandini

Outra coisa: se a sua cerimônia for realizada num local diferente da recepção, escolha um salão que seja próximo para não ficar cansativo para os convidados. Lembre-se que é tudo bem rapidinho!

A ideia é brindar em casa? Então verifique se o local é viável para a ocasião. Se a casa for pequena demais ou estiver em meio de uma reforma, evite. O ideal é ter uma sala ampla e aconchegante (ou quintal/jardim), onde você pode colocar uma mesinha com os doces e distribuir mesas e banquinhos de apoio.

Como decorar a festa?

O truque para garantir a elegância da decoração é não exagerar nos detalhes. Tem que ser bem minimalista mesmo.

Nada de arranjos enormes e paletas super coloridas, pois isso polui o espaço. Prefira o clássico branco com verde ou com cores clarinhas misturadas com mais escuras. Espalhe pequenos arranjos na mesa de doces, capriche no bolo e adicione docinhos variados para os convidados comerem ao longo da recepção.

Bolo com champanhe: Alê Marques fotografia

Dica: contrate alguém para servir os convidados (em média, uma pessoa para cada 20 convidados). É um dinheiro a mais que vale a pena gastar para garantir que todo mundo será bem servido e você fique mais tranquila para curtir a festa, ao invés de se preocupar em ir atrás de mais bebida ou repor os doces.

Além disso, atente-se aos detalhes do espaço como banheiros (tem que ser limpo e arrumado) e se há lixos próximos para os convidados terem onde jogar guardanapos fora, por exemplo. É super desagradável ficar “caçando” o lixo.

Sobre o bolo e o champagne…

Não economize! Tanto em aparência, quanto para sabor e quantidade. Assim os convidados conseguem se deliciar em cada pedaço – e até repetir.

A quantidade ideal do bolo é de 100 gramas por convidado, mais ou menos. Mas você pode comprar mais do que isso para garantir que não falte.

Quanto a aparência do bolo, capriche! Tem alguns modelos simples, como o espatulado ou o naked cake, que estão na moda e combinam muito com a festa. Uma opção para você garantir a beleza do bolo na mesa de doces é alugar um fake e servir outro que seja delicioso.

Cuidado com sabores muito doces, porque não haverá nada salgado para balancear com o açúcar. Uma ideia é optar por frutas que “quebram” o exagero do doce, como morango, abacaxi ou limão.

Bolo com champanhe | Foto: Julia Demarque

A parte do champagne não precisa ser levada ao pé da letra. Você pode trocá-lo por outra bebida, da preferência dos convidados. Quem manda na festa é você!

Caso brinde com champagne, sirva entre a temperatura de 6 a 8 graus. É o ideal.

Antes dos convidados irem embora do bolo e champagne…

Sirva uma mesa com café que todo mundo adora e alguns petit fours. Entregue uma lembrancinha especial a eles agradecendo a presença no dia. Garanto que será um sucesso!

E o vestido de noiva?

Nada de exageros! Evite cauda e volume. Pode até usar brilho caso você goste muito, mas o simples é o que realmente encanta nessa comemoração.

Casamento com comemoração de bolo e champanhe | Foto: Danilo Maximo

Como escrever no convite?

É fácil. Faça o convite normal, especificando os detalhes da cerimônia de casamento e depois escreva:

“Após a cerimônia, os convidados serão recepcionados para um brinde no mesmo local”.

Mas cuidado na hora de distribuir os convites. Se você não pode convidar todo mundo para participar do bolo com champagne, então não convide 200 convidados para a cerimônia. Selecionar quem participa ou não da comemoração é rude e deixa os que não foram convidados constrangidos.

É melhor ter uma cerimônia pequena e fazer o certo, do que uma grande e errar nas regras de etiqueta. 

Casamento bolo com champanhe, como organizar?

Gostou do estilo de festa? então prepare o papel e caneta para anotar tudo que você precisa organizar para esse dia:

Bolo com champagne | Foto: L’amourgraphy

  • Espaço para a cerimônia. Pode ser uma igreja pequena ou um salão em que a cerimônia será realizada.
  • Espaço para a recepção dos convidados. Caso a cerimônia seja em algum lugar diferente, lembre-se de escolher um local que seja próximo um do outro.
  • Fotógrafo. Sim, ele é indispensável para qualquer comemoração… E tem que ser alguém especial, que transforme os momentos simples em registros emocionantes!
  • Bolo de casamento, ESSENCIAL!
  • Os clássicos como brigadeiro e camafeu, são importantes, mas você pode comprar algumas opções diferentes como os macarons, os VBites® da Valéria Oliver ou deliciosos cupcakes personalizados. Seja criativa nas escolhas.
  • Champanhe, claro.
  • Decoração, mas apenas detalhes básicos para a mesa de doces.
  • Visual dos noivos. Embora seja uma comemoração simples, não significa que vocês não devam estar bem vestidos. Inclusive, vale a pena ir a um salão fazer o dia de noiva. Você merece!
  • Convite, combinando com a comemoração.

Agora é só se planejar e comemorar!

Sair da versão mobile