Ícone do site Blog de Casamento para Noivas | Aceito Sim

Casamento alternativo: dicas imperdíveis da Ale Loureiro para fugir das tradições!

casamento alternativo

Casamento alternativo: dicas imperdíveis da Ale Loureiro para fugir das tradições!

As tradições estão saindo de cena e dando lugar ao casamento alternativo, realizado em lugares inusitados (até na própria casa da noiva) com uma vibe totalmente diferente de tudo que os convidados estão acostumados. Quem acompanha a gente no Instagram já deve ter percebido isso!

Mas você sabe tudo que é necessário para realizar um casamento alternativo e garantir o conforto de todos do início ao fim do evento?

Para te ajudar nessa missão, convocamos a assessora Ale Loureiro, diretora do CAES e especialista em organizar casamentos fora do padrão, para dar as melhores dicas de como organizar essa festa original e espetacular!

Onde realizar o casamento alternativo?

O casamento alternativo é aquele que mostra a personalidade do casal. É criativo. “Fora da caixa”, e impressiona pela originalidade. Isso significa que o local do casamento poderá ser onde os noivos se identificam. “O mais importante é fazer o que mais gostam e que significa algo para vocês, não importa o que os outros irão dizer, achar ou comparar”, indica Ale.

Selecionamos os dois lugares mais procurados para realizar um casamento fora dos padrões, confira:

Casamento alternativo em casa: o famoso “Home Wedding”

Há coisa melhor do que realizar o casamento na própria casa? O clima de aconchego e família reunida estará presente nos quatro cantos e proporcionará belas lembranças para vocês.

No entanto, a Ale indica avaliar alguns detalhes da casa antes de decidir realizar a cerimônia por lá, como:

  • Quantidade de banheiros: tem o suficiente para os convidados usarem ao longo do dia sem causar alvoroço?
  • Estrutura da cozinha: será que uma equipe de buffet conseguirá atender a demanda em um espaço pequeno? Provavelmente não.
  • Possui caixa d’água para atender a festa?
  • Onde será a cerimônia: Dentro de casa? No Jardim?
  • O jardim precisa de cobertura? Se sim, verifique se tudo bem estragar o gramado da casa, porque isso vai acontecer com certeza!
  • Até que horas pode ter música? Seus vizinhos podem não gostar de uma festa até de madrugada, é sempre legal avisa-los da festa e depois mandar uma cartinha com um presentinho, uma caixa de chocolate, espumante, assim você ameniza os problemas.
  • Tenha em mente que acidentes podem acontecer. Então considere se está tudo bem sujar aquele sofá novo dos seus pais ou arranhar o piso da sala. A Ale aconselha a tirar os objetos de maior valor para evitar acidentes drásticos.

Tudo resolvido? Então é hora de contratar os fornecedores que farão o seu dia tornar realidade. “Para uma festa em casa, os noivos têm que pensar que teremos uma equipe de limpeza específica para festa, e uma antes e depois, afinal, não queremos deixar bagunça na sua casa. Além disso, temos que comprar material de limpeza e até papel higiênico para atender a festa. Precisamos de gerador, manobrista, checar se o quadro de luz aguenta a carga.”.

Festa em casa é sinônimo de mais barata?

Não! Afinal, a estrutura precisa ser montada e muitas vezes tem o mesmo custo do aluguel de um salão de festas. Mas é muuuuuuuito legal! Você receber seus amigos na sua casa ou no sítio da família é uma delícia!”, indica Alê.

Casamento alternativo no restaurante

Você tem um restaurante favorito? Que tal realizar sua festa nele?

A vantagem de casar no restaurante é que normalmente você já conhece e gosta do cardápio, eles já têm estrutura de cozinha, banheiro, mobiliário, o que é ótimo!”, ressalta. Sem falar que você precisará de pouca decoração, tudo fica mais fácil!

Mas como nada é perfeito, casar no restaurante também exige alguns cuidados especiais. Entre eles, a Ale destacou o tempo que disponibilizam para montagem e desmontagem do evento. “Muitos restaurantes funcionam na hora do almoço, e só liberam depois dos clientes saírem. Já tive uma hora pra montar um evento!”. Já pensou?

Anote aí tudo que você precisa conversar com o restaurante antes de assinar qualquer contrato:

  • Como é o serviço?
  • Vocês irão escolher os pratos ou os convidados terão opções? Isso pode acarretar uma lentidão no serviço, o que pode deixar a festa mais parada.
  • Pode levar bebida alcoólica de fora? Se não, tem que pagar uma taxa que eles chamam de “taxa de rolha”.
  • Pode música, pista de dança ou somente música ambiente?
  • Quanto tempo de festa? Muitas vezes o tempo de festa é mais curto em restaurantes.

Não queria casar em restaurante, nem em casa, só queria fazer uma festa diferente do tradicional! Posso?

Claro que pode! A comemoração do seu casamento deve refletir seu estilo e gostos pessoas, vocês têm que se enxergar no casamento em todos os aspectos.

Se vocês não querem um celebrante profissional pra fazer a cerimônia, chamem um casal de amigos, ou irmãos, a cerimônia será cheia de significados especiais! “Não quer casar a noite, case durante o dia. Faça um almoço gostoso ou uma feijoada, até um churrasco vale, se isso significar algo para vocês”, indica. E se a sua turma não for de balada, não precisa ter pista com DJ ou super banda, coloque um trio de jazz, uma voz e violão, ou algo que vocês gostem!

Sejam vocês mesmos e realizem seus sonhos!

E o mais importante: ouça a voz da experiência

A assessora tem experiência com festas, principalmente quando você contrata uma especializada no estilo do seu casamento, e entende do que fala. Portanto, ouça todas as indicações e alertas que der sobre o evento. Ela é capaz de costurar todas as ideais e garantir que as coisas funcionem no grande dia.

Vai por mim, você não vai se arrepender!

Você faria um casamento alternativo?

Veja algumas festas reais para se inspirar!

Sair da versão mobile