Ícone do site Blog de Casamento para Noivas | Aceito Sim

Casamento por adesão: Fazer ou não?

Casamento por adesão

Casamento por adesão: Fazer ou não?

Falar o sim durante um dia especial, com os amigos e familiares por perto, é o sonho de muitos casais. Entretanto, nem todos possuem condições de bancar uma festa tão glamourosa e cheia de detalhes incríveis para o grande dia. Entretanto, em meio a tristeza por não conseguir uma festa bacana, surge uma luz no fim do túnel: o casamento por adesão.

O casamento por adesão nada mais é do que uma festa em que a cerimônia de enlace é realizada na igreja, ou no civil, e depois os noivos e seus convidados vão a um restaurante comemorar a união. Porém, quem paga pela comida não são os noivos, e sim, cada convidado.

Já deu para perceber que esse é um assunto bem polêmico, não é mesmo? É por isso que vamos falar sobre ele hoje, para você saber todos os prós e os contras desse estilo de festa de casamento e descobrir se essa é realmente a melhor opção para você; confira!

Casamento por adesão, fica chato?

Casamento intimista Natália e Nelson

Você fez as contas e viu que realmente não tem como realizar o sonho de fazer uma festa convencional? Então a adesão realmente pode ser sua saída. A situação, quando bem explicadinha para os convidados, pode ser aceita de coração aberto! Quem realmente gosta de você vai ficar feliz em pagar sua parte.

O que fica chato é optar pelo casamento por adesão e logo depois aparecer com um vestido de noiva de grife, esbanjando dinheiro com coisas supérfluas. Nesse caso, os convidados acabam ficando com um pé atrás na hora de ajudar. Portanto, pense bem nas suas escolhas!

Tipos de casamento por adesão

Existem dois tipos de casamento, e vai de você decidir o que mais combina com o seu estilo.

  1. Caracteriza-se pelos noivos escolherem um cardápio com preço fechado no restaurante, como “R$ 60,00 por pessoa”. Cada convidado ao pagar esse valor, pode comer à vontade tudo que os noivos escolherem.
  2. Os noivos escolhem apenas o restaurante e cada convidado escolhe aquilo que vai comer. Nesse caso, os convidados conseguem “controlar os gastos”, pois cada um terá a sua conta separada para comer livremente.

Há quem considere a segunda opção mais fácil de ser aceita que a primeira, pois o convidado controla os gastos e pode gastar menos.

Quem devo convidar?

É uma festa pequena, portanto, não tem necessidade de convidar muitas pessoas. Convide somente a família e os amigos mais próximos, que você sabe que estarão por perto no grande dia. Contudo, você pode convidar pessoas a mais, pois pode acontecer de famílias muito grandes não terem condições de participar da recepção.

Cerimônia de casamento | Foto: Aproximar fotografia

Outra dica é: nada de convidar algumas pessoas para a cerimônia de casamento e deixar de convidá-las para participar da recepção. Todos que você convidar para um evento, deverão ser convidados para o outro – mesmo que seja por adesão.

Para quem devo pagar?

Noivos, daminhas e demoiselles | Foto: Aproximar Fotografia

Sim! É legal você pagar a conta das pessoas mais especiais durante a cerimônia de casamento, como os pais dos noivos, padrinhos e madrinhas, daminhas e avós. Vai sair um pouco mais salgado, mas é um gasto que vale a pena! 

Como avisar seus convidados?

Além do boca-a-boca, você deve especificar isso no convite de casamento. Confira como fazer seu texto!

Texto para convite de casamento por adesão

O texto para convite de casamento por adesão é bem simples de se fazer: seguindo o padrão tradicional, adicione no final do convite apenas o (Jantar por adesão) e entregue um Mini Card especificando o valor para cada convidado. Não fica deselegante.

Avise os convidados!

Não deixe de avisar que eles terão que pagar a parte deles na recepção. Mesmo que você tenha entregado o convite com os valores, explique a situação e o porquê de vocês terem optado fazer a festa assim. Desta forma, você evita que os convidados cheguem na recepção e tenham uma “surpresa” por não se atentado ao que estava escrito no convite. Evite situações desconfortáveis!

Devo colocar lista de presentes no convite?

Não! Evite colocar a lista de presentes junto, pode ser que o convidado não goste muito. Além disso, quem realmente se importa com você dará um presente de qualquer jeito. Faça a lista, mas só divulgue para quem demonstre muita vontade de te presentear.

Decoração da festa de casamento por adesão

Por ser uma festa simples, a decoração ganha essa mesma característica. Você pode adicionar uma mesa de bolo e doces simples, para os noivos fotografarem várias fotos com os convidados ao longo da festa. Também faça arranjos para as mesas, mas tudo bem simples. O casamento por adesão é mais uma forma de deixar o casamento passar em branco, portanto, não precisa esbanjar detalhes diferenciados.

Decoração de casamento por adesão | Foto: Samuel Campos Fotografia

Gostou das nossas dicas de casamento por adesão?  Conta para gente como será sua festa!

Sabia que dá para fazer uma festa de casamento simples, gastando pouco? Confira como conquistar uma festa linda e barata e veja nossas dicas e Espaço para Casamento!

 

Sair da versão mobile