Ícone do site Blog de Casamento para Noivas | Aceito Sim

Casamento Real: Príncipe Harry e Meghan Markle

Casamento de Meghan e Harry

Casamento Real: Príncipe Harry e Meghan Markle

O casamento real foi muito mais do que um conto de fadas. Foi um marco histórico que merece ser reconhecido por sua forte representatividade, simbolismo, informalidade (o que é bem incomum nos casamentos da realeza) e, principalmente, pelo amor e respeito.

Sim, eu acordei às 7h da manhã para acompanhar tudo (mesmo que da cama, rs ) e fiquei arrepiada ao ver a Meghan entrar na igreja sozinha, de ouvir o coral gospel The Kingdom Choir cantar Stand By Me (uma música que fala sobre amor e companheirismo), e escutar o discurso do bispo norte-americano, Michael Curry, que citou Martin Luther-King para falar do poder do amor: “Precisamos descobrir o poder do amor, o poder redentor do amor. E quando descobrirmos isso, poderemos fazer deste velho mundo um novo mundo, pois o amor é o único caminho”. Como não se apaixonar por Michael? Ele foi sensacional!

Os convidados deram um show à parte de sofisticação. As daminhas e pajens roubaram a cena: elas de vestido branco e coroas de flores, e eles, mini cópias do noivo. O que era o Príncipe George? Vontade de morder!
E para fechar o dia com chave de ouro, os noivos foram para a festa de recepção dos convidados num Jaguar como um verdadeiro romance de Hollywood. Confesso que quando vi essa cena me apaixonei de vez!

Que dia emocionante!

A duquesa de Sussex

Meghan provou que sabe ser simples e elegante vestindo um modelo Givenchy.

O estilista Hubert de Givenchy, fundador da grife, faleceu recentemente e era o estilista oficial da atriz Audrey Hepburn, que transbordava elegância no clássico estilo “pretinho básico.”… Quem é fã dos filmes clássicos da atriz como “Bonequinha de luxo”, “Sabrina” e “Funny Face” sabe bem do que estou falando. Além disso, era responsável por vestir outro ícone do mundo da moda: Jackeline Kennedy.

Clare Waight Keller, diretora criativa da Givenchy (e a primeira mulher a comandar a grife), foi responsável pelo vestido de Meghan de decote ombro a ombro, mangas ¾, e seda produzida especialmente para a ocasião. Minimalista e superelegante!

Vestido de Meghan Markle Givenchy

Ainda não foi confirmado, mas tudo indica que modelo foi inspirado no modelo usado por Ângela de Liechtenstein, a primeira mulher negra a fazer parte da monarquia ocidental.

Não acredito que essas escolhas tenham sido por acaso, inclusive, nada nesse casamento foi!

Para complementar o vestido, Meghan escolheu um véu de cinco metros bordado à mão, representando os 53 países da Commonwealth. Foram centenas de horas de trabalho manual para finalizar o trabalho; e as bordadeiras tinham que lavar as mãos constantemente para manter o tule e os fios impecáveis.

Acessórios e beleza

Vi muitos comentários sobre a simplicidade da beleza da noiva, e a maioria negativos. Mas é preciso entender que, no casamento, precisamos fazer aquilo que nos deixa confiantes e transmita nossa personalidade. Para Meghan, era importante mostrar suas sardinhas, por isso a pele ficou com um aspecto tão natural. Contudo, isso não quer dizer que ela não usou nada, dá para ver bem que foi feito um leve contorno, aplicado um blush rosado nas maçãs do rosto e, nos olhos, cílios postiços com uma boa camada de rímel. Tudo bem clean, mas de modo que realçasse sua beleza.

Particularmente, não gostei muito do penteado escolhido (gosto pessoal), mas os acessórios compensaram. A tiara, por exemplo, pertenceu à rainha Mary, avó da rainha Elisabeth II, e era cravejada de diamantes em formatos geométricos.

Para complementar, joias de diamante da Cartier (próprias da noiva) como a pulseira combinando com a tiara, fecharam o look.

As flores do buquê foram ainda mais especiais, pois foram colhidas pelo próprio Harry… Que príncipe! Tinham: Astelbes, Murta (tradicional dos casamentos reais), Forget me not (não me esqueças) e Astrantias. Simples, assim como ela desejou.

Convidadas de casamento

Vamos falar dos looks dos convidados. Conforme o dress code, todas as mulheres devem usar chapéus e Fascinators, com vestidos na altura dos joelhos e tudo bem clean, combinando com o horário do casamento.

Uma das polêmicas foi sobre Kate Middleton, que repetiu o vestido usado no casamento pela quarta vez e pra variar, arrasou! Sou fã declarada dela.

Ah, entre tantos looks elegantérrimos, disparadamente Doria Ragland (mãe da noiva) e Kitty Spencer (sobrinha de Lady Di) ganharam o meu coração!

A cerimônia

A entrada e o interior da capela de Windsor foram decorados com peônias, rosas brancas e muita folhagem. Esse trabalho foi todo feito por Philippa Craddock.

Como eu disse, Meghan chegou a cerimônia ao lado de sua mãe, mas entrou na igreja sozinha. Foi apenas na metade do caminho que ela encontrou o príncipe Charles para levá-la até Harry. O pai dela não pode comparecer a cerimônia, por problemas de saúde.  Tal ato de Meghan foi muito comentado (e elogiado). No Brasil é extremamente comum o que ela fez, mas para a realeza não…

Os pajens vestidos a caráter seguravam seu longo véu. Entre eles, podemos destacar o príncipe George e a princesa Charlotte, que roubaram atenção dos fotógrafos pelo show de carisma! Quero eles para mim, posso?

As demais crianças misturavam-se entre sobrinhos do casal, netos do ex-Primeiro Ministro do Canadá e o filho do melhor amigo de Harry.

Jane Fellowes, irmã mais velha da Lady Diana, leu uma passagem clássica da bíblia. “Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura”, Cânticos 8:6…. foi difícil segurar a emoção!

Além do coral maravilhoso e do sermão de Micheal Curry, a cerimônia foi marcada pela apresentação do violoncelista Sheku Kanneh-Mason, de 19 anos, que ganhou o prêmio de jovem instrumentista da BBC em 2016; ele foi o convidado especial da noiva.

Após a cerimônia, os noivos realizaram o tradicional passeio de carruagem em torno do castelo de Windsor e realizaram a sessão de fotos oficiais, obrigatórias na realeza:

Recepção dos convidados

Nos casamentos reais é comum a noiva usar um vestido para cerimônia de casamento e um segundo para a recepção dos convidados. Aliás, muitas noivas brasileiras adaptam seus vestidos pós-cerimônia (penteado também) ou mudam o modelo para estilos mais curtos.

O segundo vestido de Meghan foi assinado por Stella McCartney, que eu simplesmente amei e queria um de cada cor!  Ela aproveitou a ocasião também para usar um anel de água marinha que pertencia à Lady Di (um mimo de Harry para seu Something blue).

Por ser uma festa intima, não foram divulgadas muitas fotos. Apenas algumas do bolo feito de buttercream e flores frescas, que saíram do tradicional ao ser três bolos separados em suportes dourados luxuosos. Aqui falamos em trio de bolos!

Resumindo: pra mim, esse casamento nos trouxe algumas mensagens (talvez subliminares) que o menos é mais sempre. O seu vestido não precisa ser carregado de cristais, com rendas francesas para ser maravilhoso. Sua beleza precisa ser ressaltada e não mudada. Sua vontade e seu sonho devem prevalecer. Não acompanhe modismo, não faça as coisas por imposição de terceiros. Seja, acima de tudo, você!

Qual foi o momento que mais te emocionou no casamento real?

E o melhor: qual dessas inspirações você vai “roubar” para o seu grande dia? Me conta!

Sair da versão mobile