Site icon Blog de Casamento para Noivas | Aceito Sim

Casar em Cancún: Guia Completo

Casar em Cancún: Guia Completo

Quem sonha com uma cerimônia na praia com certeza imagina um cenário paradisíaco. E casar em Cancún é assim! A cidade localizada na Costa do Caribe é conhecida por seu mar azul cristalino e sua areia branca, além de uma ótima gama de hotéis e festas animadas, é claro!

Exatamente por todos esses atributos, a ideia de planejar um casamento em Cancún pode ser muito interessante. Em alguns casos, inclusive, a festa pode sair até mais barata do que uma cerimônia tradicional no Brasil. No entanto, assim como qualquer festa, é preciso preciso planejamento para que tudo saia perfeito.

Com o guia abaixo você vai ver que o seu sonho de casar em Cancún pode se tornar realidade!

Casamento Tamires e Thiago – Foto: Karine Fatel Fotografia

Casar em Cancún vale a pena?

Se você é do tipo noiva tradicional e que sonha com um casamento na igreja, talvez se casar em Cancún não seja o ideal. Mas os casais apaixonados pela praia provavelmente vão se encantar com a ideia de se casar por lá. Afinal, além do cenário digno de filme, a cidade conta com a infraestrutura completamente pensada para esse tipo de evento.

Outro tipo de casal que faz bem o estilo de Cancún são aqueles que amam festas sem fim. E isso é possível, inclusive, devido aos valores. Por exemplo, o valor investido em uma festa aqui no Brasil pode pagar, muitas vezes, até sete dias de comemoração na cidade mexicana.

Casamento Gabriela e Guilherme – Foto: Thiago Truffe

Mas lembre-se que optar uma cerimônia fora do Brasil tem seus prós e contras. Por isso, coloque todos eles em uma balança e aproveite para buscar opinião de quem optou por se casar em Cancún para tirar as dúvidas.

Por onde começar a planejar o casamento em Cancún?

Assim como qualquer casamento, casar em Cancún requer planejamento. Aliás, é preciso conhecer algumas particularidades do local antes de bater o martelo.

Um bom exemplo é que o casamento na cidade mexicana não terá validade civil no Brasil. Ou seja, para que você e seu noivo se tornem legalmente casados, será preciso realizar uma cerimônia em um cartório da sua região.

Casamento Tamires e Thiago – Foto: Karine Fatel Fotografia

Além disso, apesar de muito possível casar com os pés na areia em Cancún é preciso ficar atento às regras. “Você precisa estar hospedado em algum hotel, não é possível realizar a cerimônia em uma praia pública, por exemplo. Então, você precisa estar hospedado para realizar a cerimônia na praia que faz parte da área daquele hotel. Há também a possibilidade de fazer em um clube de praia, mas também você precisará fechar tudo com o estabelecimento e realizar a cerimônia na praia que pertence a ele”, explica Karine Melli da Cheers Travel.

Como organizar um casamento em Cancún?

Exatamente por ter regras específicas (e para não sobrecarregar você e seu noivo), o ideal é buscar ajuda de quem faz esse tipo de trabalho. Uma assessoria já é indicada para qualquer planejamento de casamento, mas no caso de um destination wedding o ideal é que você procure uma empresa especializada. Assim, além de ter muito mais facilidade na hora de contratar os serviços, vocês poderão curtir tudo com muito mais tranquilidade. Afinal, vocês estarão no Caribe, não é mesmo?

Casamento Luísa e Bruno – Foto Renato Silva

Aqui no blog, por exemplo, somos parceiros da Cheers Travel, uma empresa especializada em tornar o sonho de casar em um cenário como Cancún em realidade. Vale conhecer o trabalho deles!

Melhor época e horário para se casar em Cancún

Apesar de fazer calor o ano todo, em algumas épocas Cancún apresenta temperaturas mais quente ou mais amenas. Por exemplo, entre abril e outubro o clima é quente e com sol forte o dia todo. Já entre dezembro e fevereiro a oscilação de temperatura é mais frequente.

Com relação às chuvas, elas são raras e costumam ser rápidas, durando cerca de 30 minutos em média. Mas é sempre importante ter um plano B para que tudo seja tranquilo e não atrapalhe seu grande dia.

Casamento Gabriela e Guilherme – Foto: Thiago Truffe

Já para o horário da cerimônia é comum optar pela luz natural do amanhecer ou final de tarde. Outro ponto importante nesses dois momentos do dia é poder contar com a praia praticamente vazia. O meio da tarde, no entanto, costuma ter mais hóspedes aproveitando a praia do hotel, que podem ficar curiosos ao ver uma cerimônia de casamento montada…

Quando começar a planejar o casamento em Cancún?

A regra do planejamento de um casamento no Brasil é ainda maior para um destination wedding em Cancún. Ou seja, quanto antes começar a organizar cada detalhe, melhor.

Afinal, além de uma festa, você precisará organizar uma viagem. Caso tenha convidados, é importante também comunicá-los com antecedência para que eles consigam organizar a agenda. Um save the date nesse caso é essencial para comunicar a data do grande dia.

Casamento Gabriela e Guilherme – Foto: Thiago Truffe

Elopement wedding x Destination wedding

Já que entramos no tópico convidados, um ponto importante é decidir se irá ou não convidar amigos e familiares. Ou seja, ao planejar se casar em Cancún você tem duas opções: um elopement wedding ou um destinations wedding.

No caso do primeiro, o elopement, a cerimônia apenas entre os noivos. Após a troca de votos, vocês podem curtir a lua de mel direto neste destino paradisíaco.

Já na segunda opção, o destination, há a participação dos familiares (e, em alguns casos, alguns amigos) na cerimônia e festa. Ainda assim, é um estilo de casamento bem mais intimista, uma espécie de micro wedding, mas nada impede que você aumente a lista.

Casamento Luísa e Bruno – Foto Renato Silva

Quem paga pela viagem?

Muitos noivos se perguntam sobre quem arca com a despesa dos convidados, mas essa é uma resposta muito relativa. Em alguns casos, os noivos conseguem pagar todos os gastos dos convidados. Mas se isso estiver fora do orçamento, os hotéis oferecem condições especiais para que você possa oferecer junto com o convite. Por se tratar de um gasto maior, é importante que os noivos tenham abertura para conversar com os convidados a respeito disso.

Casamento Luísa e Bruno – Foto Renato Silva

Atenção! Verifique antes se todos os seus convidados possuem condições de pagar pela estadia no casamento. Caso a resposta seja não, considere fazer um elopement para não ficar chateada com os declínios da família – é muito comum acontecer.

Hotéis para se casar em Cancún

Como citamos anteriormente, os hotéis de Cancún são peças fundamentais para o planejamento de um casamento na cidade. Afinal, sem um local com praia privada, as chances de casar com os pés na areia são nulas.

Mas, além de serem o cenário da cerimônia e festa do casamento, os hotéis também serão o local de sua noite de núpcias e de pequenas comemorações pré e pós casamento, caso tenha convidados. Por isso, é importante analisar as opções e escolher a que mais combina com você!

Casamento Luísa e Bruno – Foto Renato Silva

Uma boa sugestão é poder visitar a cidade antes e ver pessoalmente as opções para ter mais certeza de sua escolha. Conheça alguns abaixo:

Dreams Sands

Localizado bem no centrinho de Cancún e bem próximo da Coco Bongo, o Dreams Sands é um dos hotéis com tarifa mais acessível da região. Com sistema all inclusive, ele tem conceito de hotel família e é um pouco menor que os outros resorts.

Além da tarifa e localização, outro ponto positivo deste hotel é estar em uma das áreas mais bonitas da cidade com mar bem azul, sem ondas e areia branquinha. “O casamento pé na areia é a tradição do Dreams Sands, a cerimônia só pode ser feita na praia e a festa pode ser feita em um jardim, mas os casais acabam sempre escolhendo a praia para as festas também por conta o mar bem lindo de lá”, explica Karine Melli, da Cheers Travel.

Casamento Tamires e Thiago – Foto: Karine Fatel FotografiaCasamento Tamires e Thiago – Foto: Karine Fatel Fotografia

Hyatt Ziva

Também localizado no centrinho, com sistema all inclusive e conceito família, o Hyatt Ziva tem tarifa mais alta. Isso se deve ao fato de ser um resort maior, com mais piscinas e também mais opções de restaurantes e de entretenimento.

Ele é uma opção mais luxuosa e conta com um cenário mais marcante para a cerimônia. “Tem o gazebo que é a marca registrada dos weddings e tem acesso ao farol, que é um cenário lindo para as fotos”, conta a especialista.

Casamento Luísa e Bruno – Foto Renato SilvaCasamento Luísa e Bruno – Foto Renato Silva

Sandos Cancun

Um pouco mais distante do centrinho de Cancún, o Sandos Cancun é outra opção de hotel com uma boa tarifa. Ele é mais próximo do aeroporto da cidade e é preciso 20 minutos de carro para chegar às atrações mais famosas da cidade.

O hotel também segue sistema all inclusive e conceito família. No entanto, a praia tem uma faixa maior de areia e mais ondas, mas o mar ainda é lindo. “O Sandos tem um terraço que fica bem lindo para a realização da festa. Já as cerimônias também acabam sendo sempre pé na areia por conta do mar que é bem azul”, afirma.

Casamento Gabriela e Guilherme – Foto: Thiago Truffe

Casamento Gabriela e Guilherme – Foto: Thiago Truffe

O que fazer na viagem à Cancún?

Além da cerimônia, a ideia de se casar em Cancún é também criar uma experiência de viagem inesquecível. Exatamente por isso, é importante planejar e conhecer as opções de entretenimento, ainda mais se você receberá convidados.

Fazer um roteiro e até criar uma carta de boas-vindas aos convidados com sugestões de locais para visitar, além de muito delicado, pode ser muito útil. Você pode mesclar tipos de atividades e até deixar alguns espaços livres para que cada um possa escolher o que fazer.

Passeio em Isla Mujeres – Dayenne e Leandro – Foto: Thiago Costa Fotografia

Mas lembre-se: os convidados estão ali para comemorar esse momento especial com você. Por isso, planeje ao menos uma recepção e um luau para que vocês possam curtir juntos. Vale também reforçar na programação horário da cerimônia e festa e não criar nenhuma atividade até muito tarde um dia antes do casamento.

Conheça algumas atrações em Cancún:

Passeio de Barco até Isla Mujeres

Um dos passeios mais famosos da região, ele consiste em visitar a Isla Mujeres em um barco apenas com os noivos e seus convidados. A sugestão da Cheers Travel ainda é parar na Playa Norte, onde foi gravado o filme “A Lagoa Azul”.

Durante o trajeto, é possível fazer paradas para mergulhos de snorkel ou apenas para tirarem fotos. Já na ilha a sugestão é visitar os beach clubs ou simplesmente passar a tarde na praia.

“Como o barco é privado, a duração, quanto tempo ficará na ilha ou quantas paradas fará, tudo é personalizado de acordo com a preferência do grupo.  Da marina até Isla Mujeres demora mais ou menos 40 minutos, dá para curtir bastante a vista.”

Foto: Brotto Filmes

Passeio Isla Mujeres – Jéssica e Rodolfo – Foto: Rosal Fotógrafos

Coco Bongo

Para os noivos que não dispensam uma boa balada, a sugestão é a Coco Bongo. A casa abre por volta de 21h30 com um show exclusivo. Sem dúvida, é um dos melhores passeios por lá!

“É um show bem legal com atrações, músicas e algumas performances parecidas com de circo também. O show encerra mais ou menos às 2h30 da manhã e, a partir deste horário, vira uma balada mesmo, com a pista liberada e tudo mais.” A sugestão dos integrantes da Cheers Travel é comprar o ingresso Gold Member, que dá acesso ao camarote.

Thaeme e Fábio – Foto: Caroline Cerutti

Ruínas Maias e Chichén Itzá

Já para quem não dispensa conhecer a história local, as Ruínas Maias e a Chichen Itza não podem ficar de fora do roteiro.

As Ruínas ficam mais perto da região hoteleira (1 hora de viagem) e retratam a cultura maia. Existem vários tipos de tour pelo local. “Alguns duram o dia todo, outros apenas uma tarde ou manhã, depende muito do perfil de cada casal e convidados.”

Ruínas Maias – Anna Paula e Ygor – Foto: Bruno Ferreira Fotografia

Já a Chichén Itzá é uma das 7 maravilhas do mundo, então vale a pena conhecer! Para chegar até lá demora mais ou menos 2 horas saindo da zona hoteleira de Cancún e esse é um passeio de um dia inteiro.

“Lá você consegue também conhecer a cultura maia, conhecer os monumentos e a famosa pirâmide”. Ambos costumam ser opcionais no roteiro, mas ótimas opções.

Chichén Itzá – Deise e Gustavo – Foto: Victor Ataide

Bônus: dicas essenciais para casar em Cancún

Veja mais dicas sobre destination wedding para se inspirar!

Agradecemos a Cheers Travel pelas dicas!

Sair da versão mobile