Ícone do site Blog de Casamento para Noivas | Aceito Sim

Maneiras de homenagear entes queridos que já se foram

Maneiras de homenagear entes queridos que já se foram

É sempre em datas comemorativas que o coração aperta e a saudade bate com força total.

Queremos homenagear nossos entes queridos, lembrar dos momentos felizes que vivemos ao lado deles, saber que mesmo que já se foram, ainda estão presentes em nossos corações… E tudo sem criar um clima melancólico, afinal o casamento é uma celebração do amor, e não há nada que deixe um familiar mais feliz do que ver alguém que ele ama realizando um sonho.

Essa homenagem deve ser feita da maneira que mais te deixar à vontade, pois nem todo mundo está preparado para dividir sentimentos tão profundos.

Por isso, selecionamos as principais maneiras de homenagear entes queridos que já se foram (abertamente e discretamente); confira:

1 – Convite de casamento

Essa primeira homenagem serve para noivos que perderam os pais e desejam colocar o nome deles no convite. A forma mais tradicional de informar a importância dessa pessoa é adicionar o In memorian ou sempre na memória, logo ao lado do nome.

Caso queira algo mais simbólico, um pequeno coração ao lado do nome transmite a mensagem de que a pessoa estará sempre guardada no seu coração.

2 – Relicário

O relicário é um lugar para guardar relíquias. No casamento, a noiva pode adicionar a foto de seu ente querido e prendê-lo ao buquê estando sempre consigo enquanto faz sua caminhada até o altar.

Quanto ao noivo, o relicário na lapela é uma homenagem linda para representar que o ente querido estará sempre no seu coração.

3 – Um lugar reservado

De todas as homenagens, essa é a que mais emociona.

Reserve um lugar especial da cerimônia para adicionar uma foto, uma mensagem ou até um objeto pessoal de quem já se foi. É uma forma de ter um pedacinho dela presente nesse momento especial.

No entanto, tenha certeza de que a família saberá lidar com este tipo de homenagem. Muitos ainda se sentem abalados com a perda e podem não aguentar a emoção. Considere até como você se sentiria ao ver esse lugar enquanto está no altar. Se achar que o coração não vai aguentar, não faça.  

4 – Trilha sonora favorita da pessoa

Músicas são totalmente ligadas às lembranças. Pode ter certeza que você conhece ao menos uma que é “a favorita” das pessoas mais próximas a você. Por isso, que tal selecionar as músicas favoritas do seu ente querido a e usa-las nos momentos mais especiais da cerimônia?

Sua entrada, cumprimento dos pais e padrinhos, benção dos noivos… Esses momentos pedem por um repertório especial, e não há nada mais do que especial do que lembrar com carinho de quem já se foi.

Neta da cantora Maysa, Maria Monjardim homenageou a avó ao entrar ao som de sua música “O Barquinho”. | Foto: Água Benta Fotografia

5 – Flores favoritas

Seu buquê pode ser feito das flores que essa pessoa amava, ou até mesmo toda a decoração. É uma simbologia especial, que ficará marcada eternamente na sua história.

6 – Acenda uma vela durante a cerimônia

Rápida e simbólica, a vela representará a presença da pessoa na cerimônia. Se você perdeu mais de uma pessoa importante, acenda uma vela para cada uma delas no altar. É emocionante!

Neste momento, você pode pedir para alguém próximo (filho, irmão, conjugue) fazer uma entrada com as velas ou até mesmo uma rosa branca. Prepare os lencinhos!

7 – Faça um brinde!

No momento do brinde, cite a importância da pessoa para você. Tenha cuidado para não tirar o clima de felicidade do momento. O objetivo é enaltecer a felicidade que ela proporcionava na sua vida e o quanto estaria feliz em vê-los realizados com o casamento.

Seja breve e sincera. O momento é inesquecível!

8 – Objetos pessoais

Se a ideia é fazer uma homenagem sem causar alarde, algo apenas para você se sentir reconfortada durante o casamento, use algo da pessoa. Um acessório, brincos, pulseiras, broches, abotoaduras… até um pedacinho de uma roupa dela costurada no forro do seu vestido/ terno.

Meghan markle homenageou Lady Diana ao usar uma de suas joias.

Esses detalhes parecem simples, mas fazem toda diferença no seu dia.

9 – Mesa com fotos da família

Separe uma mesinha (não precisa ser nada gigante) para colocar alguns porta retratos com fotos da família.

Selecione fotos dos momentos mais felizes, que resumem exatamente a relação de vocês. Com certeza será o cantinho para relembra os velhos tempos com muita felicidade!

10 – Prato ou doce favorito no cardápio da festa

Sabe aquele prato que ele adorava? Coloque no cardápio!

É uma das maneiras de homenagear entes queridos que já se foram com muito carinho.

11 – Soltar balões

Vai casar ao ar livre? Então essa homenagem é exemplar para você!

Compre balões de ar hélio e, antes de sair da cerimônia, solte-os. Há também quem anote uma mensagem simples e simbólica para soltar junto com o balão.

Quando você perdeu mais de uma pessoa, solte um balão para cada um.

Dica: caso seja uma perda muito recente ou que a tenha abalado muito emocionalmente, reflita sobre como será para você realizar essa homenagem. Às vezes, é melhor evitar que a tristeza tome conta do momento. Lembre-se que seus entes queridos vivem no seu coração e não há problema algum em deixar de fazer uma homenagem.

Veja mais dicas do que fazer para tornar sua cerimônia ainda mais especial!

Sair da versão mobile