Músicas de Casamento

Músicas de Casamento

Música é sinônimo de sentimento e emoção. Ela desperta emoções puras como tristeza e alegria por meio da sua melodia. Por isso, as músicas de casamento são importantíssimas para o andamento da festa ser perfeito!

Cada momento do casamento precisa de uma música diferente para fazer os convidados entrarem no clima da festa. Por exemplo, uma música emocionante durante a entrada da noiva para deixar os convidados emocionados com sua beleza; uma música mais infantil para as daminhas e pajens; e músicas animadas para os convidados dançarem a noite inteira!

Pensando nos noivos, que possuem diversas dúvidas sobre como montar o Setlist da festa de casamento, nós criamos esse espaço para ajudar a acabar com todas as dúvidas sobre músicas de casamento e ajudar a conquistar a festa perfeita!

Confira as melhores dicas para você escolher as melhores músicas de casamento!

Dicas para Músicas de Casamento

Chegou a hora de escolher o Setlist do seu casamento. E, mesmo que você convide uma banda para casamento para tocar, e não contrate um DJ, é importante levar algumas coisas em consideração para não errar com os efeitos sonoros da cerimônia e festa de casamento

Confira algumas dicas que irão ajudar no processo de escolha do repertório musical da sua festa de casamento.

Músicas da Cerimônia

Musicas de Casamento - Cerimônia

As músicas da cerimônia são um pouquinho mais difíceis de escolher, pois o casal precisa ficar atento a diversos fatores que fazem a diferença, desde a entrada dos pais dos noivos, até a saída do casal.

Cada música precisa estar de acordo com a devida entrada, ou seja, para a entrada dos pais dos noivos, uma música calma e lenta– mas sem muita emoção – fica ótima e adequada. Para a noiva, a marcha nupcial ou uma música mais emocionante é a pedida certa. Já para as daminhas e pajens, uma música infantil fica fofo e a carinha deles.

Leve em conta que as músicas devem acompanhar o estilo do casamento. Se a festa for tradicional, por exemplo, então as músicas tocadas também precisam manter o mesmo estilo. Enquanto casamentos mais despojados podem abusar de músicas atuais e cheias de personalidade.

Casamentos realizados na igreja pedem por músicas sacras ou eruditas, que sigam o padrão religioso. Contudo, antes de chegar na igreja com as músicas e as caixas de som, não se esqueça de perguntar ao padre – ou encarregado da igreja – se pode tocar músicas diferentes, ou até mesmo as sacras durante a cerimônia na igreja, porque algumas igrejas não permitem. É importantíssimo pedir por uma autorização e verificar.

Dica: Procure escolher músicas de casamento que sejam especiais para o casal, como a que tocou durante o primeiro encontro, ou primeiro beijo de vocês. Não importa o ano que foi lançada a música – se é atual ou antiga – o que importa é o sentimento e o que ela significa para o casal.

Pronto, agora que você já escolheu a cerimônia, já pode começar a escolher o mais prático:

Musicas de Casamento - FestaA festa de casamento precisa ser bem animada, para que os convidados se divirtam muito! E, se a festa for acompanhada de uma balada, fica melhor ainda!

Você pode chamar uma banda de música ao vivo, ou um DJ, para animar a festa. A nossa dica, para qualquer um dos casos, é para escolher profissionais que tenham uma boa indicação ou que você já tenha visto tocar em outro casamento, para evitar o risco de contratar uma banda que não seja legal, nem um DJ que não tenha o equipamento tão bom quanto você imaginava.

Estabeleça o Setlist dias antes da festa para entregar ao DJ com antecedência. Assim, ele poderá verificar suas escolhas com calma e avisar se for preciso fazer alguma alteração na ordem das músicas ou no que deverá tocar ou não. Faça a mesma coisa com a banda, no caso de você querer alguma alteração no repertório deles.

Na hora de escolher as músicas, não fique pensando somente no que vocês – os noivos – gostam de ouvir sempre, e elaborem um repertório bem eclético, do qual faça todos os convidados dançarem a noite inteira com muita animação!

Se vocês escolherem músicas internacionais, não se esqueçam de pesquisar e verificar a tradução da letra da música, para não correr o risco de colocar uma música com uma letra que não combina em nada com o clima da festa – principalmente durante a cerimônia.  Ás vezes, a melodia é bonita, mas a letra da música é trágica!

Quantas escolher?

Músicas de Festa de casamentoNão existe uma quantidade de músicas obrigatória para tocar durante a cerimônia de casamento, e muito menos para a balada.

Fica a critério da noiva escolher a quantidade de músicas que irão tocar na cerimônia. Porém, atente-se para não exagerar na quantidade. Senão, a cerimônia fica muito longa e cansativa para os convidados. Procure escolher uma quantidade adequada para a entrada de cada momento importante para a cerimônia. Se você preferir, também pode escolher o trecho da música que você quer que toque na hora, e programar tudo com o DJ com antecedência.

Não perca as nossas dicas de Setlist perfeitas para casamento!   

Cerimônia com voz e violão: dicas para não errar no repertório

Confira um bate papo incrível com a Vivian Torres da So Lovey sobre como não errar no repertório da sua cerimônia de casamento com voz e violão!

Mais sobre Músicas
Novidades em Músicas!

 Quer receber dicas para músicas de casamento?

Últimas Novidades sobre Música de Casamento

Banda de Casamento: Vantagens da Música Ao Vivo no Casamento

A música de casamento é sem dúvidas um dos pontos mais importantes a se pensar sobre a festa de casamento. Afinal a música é uma das atrações mais queridas e aguardadas do grande dia. Escolher entre dj e banda de casamento é também um dos dilemas dos noivos, por isso nós separamos algumas das vantagens da música ao vivo no casamento.

Detalhes