Ícone do site Blog de Casamento para Noivas | Aceito Sim

Valentine’s Day: tudo sobre o dia de São Valentim + dicas românticas!

Valentine's Day

Valentine’s Day

Happy valentine’s Day!”, dizem os cartões distribuídos no mundo inteiro! Não só entre casais, mas amigos e familiares também. Afinal, toda forma de amor é válida no dia de São Valentim!

Apesar de quase ninguém aqui no Brasil lembrar do dia 14 de fevereiro como o dia dos namorados (já que o nosso acontece apenas no dia 12 de junho), esta é uma data que vale a pena celebrar o amor.

Não estou falando de elaborar uma grande comemoração, mas de surpreender com coisas simples, como enviar flores, chegar em casa com chocolates, escrever um tradicional cartão romântico… ou sair para jantar no restaurante que seu parceiro mais gosta!

Conheça um pouco sobre a data que inspira o mundo inteiro e romantize seu dia:

Origem do Valentine’s Day

Em meados do século III, por decreto do imperador Claudius II, os jovens eram proibidos de se casar. Para o imperador, o amor distraía e deixava seus soldados fracos. Acreditava que o soldado que não tivesse uma família para se preocupar seria mais forte e focado para vencer batalhas, do que aqueles que eram casados…

Foi então que o Padre Valentim, ao ver diversos casais apaixonados impossibilitados de ficarem juntos, começou a realizar casamentos em segredo. Entretanto, não durou muito. O Imperador descobriu a façanha, prendeu Valentim e o condenou à morte.

Enquanto aguardava sua sentença, Valentim acabou se apaixonando pela filha cega do carcereiro. Momentos antes de morrer, ele escreveu uma longa carta de amor para ela, assinada como “do seu Valentim”… (por isso existe a troca de cartões entre casais apaixonados!).

Valentine's Day

Há quem diga que foi essa carta de amor que trouxe de volta a visão de sua amada!

Mas foi apenas dois séculos depois que a tradição começou para valer, quando o Papa Gelásio instituiu o dia de São Valentim como símbolo dos namorados!

Por que não comemoramos o Dia dos namorados dia 14 de fevereiro?

Não temos uma historinha romântica para contar sobre a origem do nosso dia dos namorados, pois a data foi fruto de uma estratégia comercial realizada na década de 40…

A loja Exposição clipper contratou o publicitário João Doria, pai do atual prefeito de São Paulo, com o objetivo de melhorar o resultado de vendas em junho, que eram bem fracas em comparação aos outros meses.

Doria percebeu que o sucesso estava no ato de trocar presentes e decidiu criar outra data comemorativa no Brasil: o dia dos namorados.

Escolheu o dia 12 de junho por ser véspera da celebração de Santo Antônio, o famoso santo casamenteiro, e fez slogans que seriam cruciais para tornar a data uma tradição brasileira, como “Não é só de com beijos que se prova o amor!”, e “Não se esqueçam: amor com amor se paga”.

No ano seguinte ao início da campanha, outras regiões brasileiras começaram a aderir também ao dia dos namorados e não parou mais! tanto que, hoje, essa é a terceira data comemorativa mais lucrativa no país, perdendo somente para o natal e dia das mães.

Quem aqui ama receber um mimo?

Qual data comemorar?

Não é porque temos um, que não podemos comemorar os dois, não é mesmo?

Aproveite o Valentine’s day para surpreender quem te ama. Quem sabe até fazer um pedido de casamento?

Seja romântico. Escreva uma linda declaração de amor. Compre presentes. Saia para celebrar o amor, e tenha os melhores momentos ao lado do seu valentine!

Comente o que você planeja fazer para surpreender seu eterno namorado hoje! Quer pedir ele em casamento? Então veja ideias para pedido de casamento!

 

Sair da versão mobile